Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Ferreira, Joseane Alves |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-16062021-143322/
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Resumo: |
Esta dissertação se propõe a investigar a linguagem artística de performances e sua inclusão em acervos e coleções nas instituições de arte da cidade de São Paulo, Brasil, à luz das sutilezas e produções artísticas contemporâneas. O objetivo é identificar as escolhas e procedimentos de aquisições de performances em acervos por meio dos registros, bem como seus desdobramentos haja vista essa linguagem se caracterizar por sua imaterialidade. O estudo de natureza exploratória está baseado em pesquisas teórica, documental e qualitativa, a partir de entrevistas com especialistas, analisadas com auxílio da técnica de análise de conteúdo. Constata-se que obras imateriais, como a performance, que acontecem em tempo e espaço determinados, estão sendo incluídas nas instituições de arte como criações artísticas. Além disso, o estudo aponta caminhos para o entendimento de que expressões artísticas de cunho imaterial podem ser conservadas, apreciadas e reencenadas, com o status de obras de arte. O estudo apresenta como contribuição o mapeamento de acervos de performances em São Paulo, e distingue os diversos tipos de registros dessa linguagem, facilitando debates referentes à memória e à divulgação dessa prática artística. |