Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Almeida, Márcia Cristina Pacito Fonseca |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-26042024-121059/
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Resumo: |
Esta tese tem como principal objetivo analisar os processos envolvidos na construção da visualidade produzida a partir das interações sociais estabelecidas entre missionários britânicos anglicanos e as populações que habitavam o território de Uganda, interior da África Oriental, entre o final do século XIX e o início do XX. Para tanto, selecionamos um conjunto documental diversificado, composto por relatos de viajantes, narrativas missionárias, álbuns e periódicos ilustrados relacionados às ações empreendidas pela Church Missionary Society (CMS) na região dos Grandes Lagos africanos, entre as décadas de 1870 e 1920. Por meio do contato com tais fontes – ainda pouco exploradas sob a perspectiva da visualidade e da imagem enquanto produto e produtora de dinâmicas sociais – pretendemos compreender os múltiplos papéis que os registros visuais – fotografias, gravuras, desenhos, aquarelas e ilustrações – desempenharam na conformação de práticas, discursos e projeções europeias sobre o continente africano. Adotando como fios condutores tais pressupostos, também almejamos discutir como a produção dessa visualidade gerada no contexto de implantação do colonialismo britânico na África Oriental se deu a partir de diferentes agenciamentos sociais, transitou por variados circuitos e foi reapropriada em diferentes campos do conhecimento |