Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Santos, Pedro Augusto Vieira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-18032021-095906/
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Resumo: |
A tese trata de questões teóricas suscitadas pelo restauro da arte contemporânea, tomando como ponto de partida três obras específicas de Carmela Gross, Mary Vieira e Waltercio Caldas, localizadas, respectivamente, em Laguna, SC, Belo Horizonte, MG e Rio de Janeiro, RJ. Essas obras não apenas estão no espaço público, como também o são de forma constitutiva. Para o debate de tais questões,parte-se de uma unidade metodológica aplicável a obras de arte e arquitetura, antigas ou recentes, insistindo, assim, na validade da Teoria da restauração, de Cesare Brandi. A validade da Teoria é comprovada não apenas pela análise dos casos, mas, também, por um percurso epistemológico que se buscou construir, a partir da própria produção teórica de Brandi, de recortes de sua fortuna crítica e da literatura sobre o restauro da arte contemporânea. Finalmente, buscou-se demonstrar como a arte contemporânea e o restauro possuem instrumentos cognitivos e operacionais semelhantes e que atuam em reciprocidade, criando um círculo virtuoso, guardadas as especificidades de cada um. |