[pt] OS LUGARES DA FORMA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA DE WALTERCIO CALDAS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: GILTON MONTEIRO DOS SANTOS JUNIOR
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25189&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25189&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25189
Resumo: [pt] O artista Waltercio Caldas iniciou sua carreira no fim dos anos de 1960, tendo uma atuação marcante para o debate artístico ocorrido na década seguinte. Essa atuação se destaca, sobretudo, por dois motivos: 1 - contribuiu para redefinir o sentido experimental de nossa arte e sua relação com o meio artístico vigente naquela ocasião; 2 – colaborou para a construção de um conceito de contemporaneidade que já não se mostra mais eficiente em nossos dias. A sensação de esgotamento do projeto moderno e as aporias herdadas pelo contemporâneo, acabava por munir Waltercio de uma consciência crítica do lugar e papel das obras no meio artístico. Se de início a questão era buscar pela eficiência da arte, questionando os trabalhos em nível de instituição e mercado, com o tempo a situação se mostrou mais complexa. A forma agora deveria ser pensada desprovida de um télos e sem lugar na vida cultural contemporânea, como um momento específico do sistema de arte, sobretudo, do mercado. Diante dessa situação, Waltercio explora a presença dos trabalhos e a legibilidade estética numa época de espetacularização generalizada. Esta pesquisa surgiu de nosso interesse em refletir sobre o desenvolvimento de uma obra ainda em construção, estendendo-se de sua fase experimentalista da década de 1970 aos trabalhos mais recentes (2010). Nesse corte, procuramos destacar as estratégias poéticas que marcam conceitualmente a produção do artista e o estatuto de sua contemporaneidade hoje.