Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Ronco, Giuliano Maurizio |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-27022019-154241/
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Resumo: |
Este trabalho tem como tema central a epistemologia do audiovisual, na medida em que é o relato de uma investigação sobre a maneira com que adolescentes podem aprender a fazer cinema no ambiente escolar. A experiência docente aqui descrita aconteceu num colégio particular da cidade de São Paulo, durante o segundo semestre do ano de 2015, e se aproveitou do fenômeno da disseminação, entre os estudantes, de câmeras de gravação de vídeos embutidas nos smartphones. A metodologia desenvolvida teve como base a transposição dos conceitos da Abordagem Triangular do ensino das artes visuais, sistematizada por Ana Mae Barbosa, em conjugação com um referencial teórico proveniente das áreas do cinema e audiovisual, com uma menção especial aos escritos de Alain Bergala, Jean-Claude Carrière e Andrei Tarkovski. A reflexão sobre esta experiência é agora oferecida ao público envolvido com as questões contemporâneas de ensino-aprendizagem do audiovisual nas escolas, universidades e cursos livres espalhados pelo Brasil. |