Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Luciana David de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-26082021-230123/
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Resumo: |
A proposta desta tese é o desenvolvimento de uma epistemologia da Abordagem Triangular sistematizada por Ana Mae Barbosa, mediante a aplicação dos fundamentos da filosofia de Charles Sanders Peirce, com o objetivo de compreender como acontece o processo de cognição desde a contemplação (experiência estética) até a Abdução (cognição) e a Ação (Pragmatismo) - cujo produto pode ser uma metáfora - com a inter-relação dos três elementos da Abordagem Triangular, quais sejam, o \"ler\", o \"fazer\" e o \"contextualizar\". A partir desse estudo, foi realizada pesquisa sobre as teorias das metáforas conceituais, visuais e multimodais, desenvolvidas por Lakoff e Jhonson, Forceville, entre outros, para, então, aplicá-las em um trabalho desenvolvido junto aos alunos do curso de Arte da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, utilizando-se, como sistema de ensino, a Abordagem Triangular. A leitura do livro Kosmos Noétos e dos textos do Professor Ivo Assad Ibri trouxe profundidade ao estudo da filosofia de Peirce, desde a Fenomenologia, a metafísica - pelas doutrinas do Idealismo Objetivo, do Sinequismo, o Falibilismo -, até semiótica, a Lógica Crítica e o Pragmatismo, entre outras doutrinas, e foram essenciais para o entendimento da cognição e da importância da Arte-Educação e da Abordagem Triangular. Ademais, todas as teorias estudadas demonstraram o quanto é essencial o contexto na arte-educação, tanto para a leitura da imagem, quanto para a prática do fazer artístico, por ser fundamental para a Abdução, a cognição, o entendimento e a criação de metáforas, pois só é possível perceber aquilo que se está preparado para interpretar. |