Transformações do choro no século XXI: estruturas, performance e improvisação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Valente, Paula Veneziano
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-05112014-093131/
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar o processo de expansão do gênero choro no século XXI, identificando suas principais correntes estilísticas e suas diferentes formas de apresentação. Começamos indicando as características musicais do chamado choro tradicional, que se consolidaram no começo do século passado, para posteriormente examinar o choro contemporâneo com o intuito de perceber claramente as tendências da atualidade. Tendo em vista as mudanças que têm ocorrido em seus aspectos musicais, ou seja, suas particularidades melódicas, harmônicas, rítmicas e timbrísticas, nossa principal hipótese é a de que o procedimento da improvisação se constitui no principal fator de transformação do gênero. Por meio de análises musicais de performances contemporâneas refletiremos sobre as inovações de modo geral. Notamos que a comunicação entre as características que o consolidam e as que o transformam é vital para o gênero, fazendo com que o dinamismo proposto pelas individualidades seja revelado na variedade de estilos observados no choro contemporâneo. Acreditamos que os resultados alcançados nesse trabalho trarão uma importante contribuição para a pesquisa na área de práticas interpretativas e para o estudo do choro como um importante gênero musical brasileiro.