Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Biscaro, Matheus Pinto |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-25042023-105750/
|
Resumo: |
Esta dissertação de mestrado tem como objetivo o estudo e a análise do filme Encurralado (Duel, 1971), longa-metragem de estreia do famoso diretor norte-americano Steven Spielberg. A partir de uma pesquisa que relaciona o filme com o contexto histórico e artístico no qual está inserido (isto é, os Estados Unidos dos anos de 1960 e 1970), trabalha-se a ideia de que este filme de diretor, inicialmente realizado para a TV, complica as separações estanques entre um cinema de cunho autoral e um cinema de cunho comercial, além de ressonar temas e estilos apresentados também pelos seus contemporâneos da Nova Hollywood. Para este fim, a pesquisa examina como as questões de identidade norte-americanas se apresentam no filme e compõem a obra, especialmente no que tange às figuras chaves de David Mann (vivido por Dennis Weaver, protagonista da história) e do Caminhão (seu antagonista) e sua relação com os gêneros do thriller e do western e com os temas de paranoia, máquina e masculinidade. |