Os pátios de Lucio Costa e dos Jesuítas no SPHAN da Era Vargas (1930-1954)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Entringer, Rogério
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-28082023-160834/
Resumo: Esta tese visa construir um discurso, inclusive visual, que permita perceber como os signos jesuíticos se refletem na busca de Lucio Costa no intuito de legitimar a identidade do movimento moderno e da nacionalidade na Era Vargas. Pretende mostrar a existência da simbologia dos jesuítas em Lucio Costa, no SPHAN e no MEC da Era Vargas. Para tal, analisa as soluções funcionais da arquitetura colonial nas obras residenciais de Lucio Costa, atribuídas também à arquitetura dos jesuítas, argumentando que, afinal, o pátio aristotélico-tomista jesuítico, um espaço multifuncional e moderno, está presente com uma nova tipologia nos pátios residenciais deste arquiteto. Evidencia também a importância histórica dos jesuítas na Igreja e no Brasil, que com sua modernidade simples e funcional, abençoaram modernistas como Lucio Costa, Rodrigo Melo e Franco, Drummond e Portinari entre 1930 e 1953. Uma vez que os planos da educação e do patrimônio moderno resultam de uma aproximação entre o Estado e a Igreja entre 1930-1945, e revelam as conjunturas e estruturas da construção sistemática de uma teoria capaz de interpretar o Brasil, como condição de suporte para o auto atribuído papel de herói civilizador da nação, papel esse atrelado a Vargas e aos loyolanos, defende-se que os pátios jesuíticos são poderes simbólicos que legitimaram a um só tempo a identidade da Era Vargas, do SPHAN e da arquitetura de Lucio Costa.