Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Kern, Keila |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-16102014-094023/
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Resumo: |
O Museu de Arte Moderna Departamento das Águias, criação de Marcel Broodthaers, foi fundado em 1968, em Bruxelas, e extinto em 1972, em Kassel. Este Museu permitiu a Broodthaers assumir de forma paródica a persona de autoridade institucional no contexto da então nascente arte conceitual. Nesta tese analisamos sua composição e fundamentos através do estudo e reconstituição de cada uma das doze Seções de que este Museu fictício se constituiu. Para cada uma das Seções contingências específicas são abordadas. Foi investigado o acervo de imagens remanescentes em publicações a respeito do assunto, bem como pareceres e leituras de seus maiores interlocutores, além do legado literário do próprio artista. Finalmente, a tese apresenta uma tradução de tendência alegórica que correlaciona os aspectos mais marcantes deste Museu nascido para analisar o sistema de produção e distribuição de arte, com os fatores contextuais de seu breve período de atuação mas também, em potência, e por analogia, com o período atual. |