Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Guimaraes Neto, Ernane Alves |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-01032023-190454/
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Resumo: |
Esta tese visa reabilitar a alegorese como estratégia de apresentação artística, com base em discussão nas áreas de Filosofia da Linguagem, Filosofia da Arte e Filosofia do Jogo. Autores como Nelson Goodman e Walter Benjamin prevalecem no contraste teórico, visando a construção de uma abordagem aos problemas pósmodernos em Arte e Cultura. A partir da defesa de uma concepção benjaminiana de alegorese em detrimento da verossimilhança na Arte, e da leitura crítica à História da Cultura, a tese pretende estabelecer um paradigma para considerar o papel cultural dos jogos como meio. Como aplicação prática dos conceitos, a pesquisa incluiu entrevistas com os criadores de jogos de sociedade André Zatz e Sergio Halaban, bem como a redação de um roteiro audiovisual para divulgação científica. |