Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2006 |
Autor(a) principal: |
Thomaz, Dalva Elias |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-07022024-120754/
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Resumo: |
Este trabalho procura discutir a postura crítica do arquiteto Vilanova Artigas frente à chamada arquitetura moderna brasileira, no início dos anos 50, considerando o panorama internacional em que essa crítica se manifesta. Nesse sentido, investigamos dois aspectos fortemente influenciadores do pensamento de Artigas, a modernidade e o socialismo, suas aproximações e dissociações considerando as circunstâncias particulares da guerra fria. Procuramos mostrar que a inversão do olhar perscrutador e crítico em dois momentos de forte tensão permitiram a Artigas formular as bases de uma nova teoria chamada de Arquitetura Brasileira, que explora as situações-limite, propondo ora o diálogo, ora a exposição das contradições entre valores de permanência e valores de invenção que permitem o movimento criador da modernidade. |