MAC USP: a transferência e a recepção de um museu de arte moderna na Universidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Brognara, Gustavo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-27062022-154200/
Resumo: O tema central desta dissertação é a história da transferência e recepção das obras de arte que fundaram o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), apresentando novas evidências da relação da Universidade com seus interlocutores, com especial atenção ao envolvimento de Mário Pedrosa (1900- 1981) e Walter Zanini (1925-2013) para recepção da coleção do antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP), além de refletir sobre o conceito de museu universitário de História da Arte pretendido no momento do nascimento do MAC USP. A pesquisa enquadra-se no âmbito da revisão da história das instituições museológicas, uma vez que, o MAC USP foi fundado durante a década de 1960, momento no qual a Universidade direcionou esforços para tornar-se responsável por um conjunto de coleções histórico-artísticas de grande relevância com a recepção dos acervos que integram seus museus estatutários. Entende-se aqui a criação do MAC USP como resultante da tentativa de incorporação do MAM SP e parte integrante do processo de modernização do país de que a Universidade se firmava como expoente.