Educação e arte contemporânea em museu: ações educativas com artistas no MAC USP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Biella, Andrea Alexandra do Amaral Silva e
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122019-154825/
Resumo: Este estudo pretendeu averiguar se os museus de arte contemporânea, por sua tipologia e temporalidade, promoveram encontros com artistas com obras em exposição para os públicos não especialistas, dentro da diversidade de perfis de visitantes recebidos pelo setor educativo da instituição. Propusemos um estudo sobre as reverberações desse contato para todos os envolvidos nesse contexto: públicos não-especialistas, artistas e equipe de educadores. Para essa pesquisa foi fundamental atuar junto a um museu de arte contemporânea pela permanência das obras no acervo e por estimar que ele tenha um setor educativo que seja permanente ou de longa duração. O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo foi escolhido como locus da pesquisa. Esta investigação é de cunho qualitativo com amostra selecionada e os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionários semiabertos, entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio ou respondidas por mensagem eletrônica, análise documental (arquivo histórico institucional e arquivo setorial do Serviço Educativo) e referências bibliográficas (publicações acadêmicas de alguns dos sujeitos da amostra). A pesquisa comprovou que o MAC USP tem realizado encontros com artistas aos públicos não-especialistas, mesmo com perfis e interesses diferentes e que favoreceu a aproximação das pessoas às artes visuais e à frequentação de museus, havendo aumento na procura por ações desta natureza, inclusive abertas ao público em geral. Esta experiência foi significativa não só aos participantes, mas também aos artistas.