A compulsão à repetição do recalcado como base da elaboração temporal dos textos narrados por Zeno

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Frantz, Adroaldo José
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-30102019-164223/
Resumo: O nosso objetivo no presente trabalho é investigar em que medida uma estrutura bem específica de repetição, a noção psicanalítica de compulsão à repetição do recalcado, opera como a unidade temporal segundo a qual são construídos o protagonista e o narrador e são elaboradas as principais articulações temporais dos seguintes textos do escritor italiano Italo Svevo: o romance La coscienza di Zeno e as narrativas nas quais Zeno relata a própria história ulterior à do romance (Un contratto, Le confessioni del vegliardo, Umbertino, Il mio ozio e Prefazione), as quais ficaram inacabadas devido à morte de Svevo. No que se refere especificamente à compulsão repetitiva, exploramos como o protagonista e o narrador operam segundo séries de diversas recorrências que podem exercer influência umas sobre as outras e como as séries de ambos, apesar de temporalmente distintas, se encontram por meio da elaboração da narrativa; além disso, relacionamos a incapacidade para manter as principais séries compulsivas em operação com a condição tediosa que ocasionalmente assalta Zeno. Ampliando a nossa abordagem para um estudo abrangente da elaboração temporal nos textos do corpus da pesquisa, tanto investigamos como eles constroem diferentes articulações entre a silepse temática, a mudança incessante e casual, a temporalidade linear, considerada nos seus três principais componentes (a ordem cronológica, a causalidade e a elaboração bem articulada das expectativas), e a própria temporalidade recorrente que decorre do recalcamento quanto analisamos em que medida a repetição do recalcado e as suas mudanças determinam as seguintes transformações das referidas articulações: o predomínio da silepse temática no terceiro capítulo do romance, a subordinação da abordagem temática à cronológica no restante da autobiografia prescrita pelo psicanalista, o diário de escrita casual, a carta que encerra o diário com reflexões destinadas à edificação do doutor S. e os textos ulteriores ao romance, os quais, em termos gerais, se destacam pela desvalorização da cronologia e pela reiterada afirmação do fim do ato de narrar pela justaposição de diversas partes narrativas fracamente articuladas entre si. Os principais autores que servem de base para as nossas investigações são, para as noções psicanalíticas, Freud e, para o tempo literário, Genette e Barthes. Também recorremos a vários críticos que se dedicaram à obra de Svevo, dentre os quais destacamos Barilli (2003), Lauretis (1976), Lavagetto (1975), Maxia (1977), Moloney (1998), Saccone (1970, 1973 e 1975), Savelli (1998) e Stasi (2009).