Barbatuques em cena: elementos cênicos presentes nas composições e nos jogos musicais corporais do Grupo Barbatuques

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Maas, Maurício de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-19122023-114630/
Resumo: A presente tese de doutorado pretende aprofundar a pesquisa iniciada pelo autor na dissertação de mestrado intitulada Música Corporal e Jogos Musicais Corporais: um estudo das práticas do grupo Barbatuques na educação musical do artista teatral. Referência em música corporal, o grupo possui uma sólida pesquisa artística e pedagógica - através de jogos e composições, propõe a utilização do corpo como instrumento musical, onde o aspecto lúdico é preponderante. Esta tese pretende inicialmente, investigar quais são os princípios artísticos e pedagógicos que regem a pesquisa de música corporal do Barbatuques, sob a ótica de seu fundador e diretor musical Fernando Barba, e de Stenio Mendes, pesquisador e alquimista musical cujo encontro e parceria com Barba foi de fundamental importância, não somente para a criação do grupo, mas também para o aprimoramento e consolidação desta linguagem ainda em expansão. Na sequência, será proposta uma reflexão entre estes princípios e o conceito solar e lunar, desenvolvido pelo autor. O segundo capítulo inicia apresentando, de modo resumido e em ordem cronológica, a trajetória artística do Barbatuques, através dos CDs e DVDs lançados, em paralelo com os diversos shows realizados no decorrer de seus quase trinta anos de existência, com o propósito de indicar alguns dos elementos musicais, pedagógicos e cênicos contidos em seus diversos espetáculos. Por fim, com o intuito de confirmar estes elementos, o show Barbatuquices, concebido e estreado em 2016, foi escolhido para ser aprofundado e esmiuçado, demostrando os possíveis diálogos entre cena e música, além de evidenciar os princípios de Barba e Stenio através do conceito solar e lunar. Com isso, o objetivo principal desta tese de doutorado é verificar como a encenação e elementos cênicos estão naturalmente presentes nas composições e nos jogos musicais corporais desenvolvidos pelo grupo na construção de seus espetáculos, propondo uma análise reflexiva sobre como a ação musical corporal também é constituída de importantes singularidades e pluralidades cênicas.