Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Dorigatti, Roberto |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-27122019-164108/
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Resumo: |
Johann Joachim Quantz (1697-1773) é o autor de um dos mais importantes tratados sobre a música no século XVIII. A extensa obra \"Ensaio sobre como tocar a flauta transversal\", de 1752, está entre as principais referências sobre a prática musical deste período. Ao expor as técnicas necessárias para se chegar ao bom gosto na prática musical, esta obra descreve com clareza como executar a música adequadamente. Segundo o autor, deve-se executar a música com bom gosto, pois somente desta maneira é que se consegue cativar o coração do ouvinte, e, por fim, mover os seus sentimentos. Nota-se nestas referências uma profunda conexão com as preceptivas da Retórica Clássica, de forma adaptada à música. Para esclarecer este assunto, a presente pesquisa apresenta dois principais objetos: a investigação do bom gosto na música prática, de acordo com Quantz e segundo as preceptivas da Retórica Musical; e a tradução, com comentários, de cinco capítulos do seu famoso tratado de flauta. Nestes capítulos selecionados, 11 ao 15, encontram-se as principais referências e os exemplos mais claros sobre o bom gosto na execução musical em geral. Esta criteriosa tradução se baseou, exclusivamente, no texto original em alemão, tendo sido fundamentada nas teorias dos estudos da Tradução, contando ainda com a edição e elaboração dos exemplos musicais nela utilizados. Pode-se usar esta pesquisa, a tradução e os exemplos musicais, portanto, como um preciso referencial sobre o bom gosto na execução musical, sendo útil a todos que se dedicam a prática e aos estudos da música setecentista. |