Yeats e a literatura do Renascimento italiano: significado de uma reflexão no limiar do século XX

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1987
Autor(a) principal: Ghirardi, Pedro Garcez
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-13102022-111706/
Resumo: Por vezes se supõe que o interesse de Yeats pelo Cortesão de Castiglione seja indício de permanente admiração pelo Renascimento italiano. No tocante à literatura, porém, não se pode pressupor tal admiração. Os laços de Yeats com os pré-rafaelistas, se o levaram a apreciar Dante, o tornaram desconfiado quanto aos escritores da Renascença. Seu apego às tradições medievais irlandesas aumentaram essa desconfiança. Mas, por volta do início do século atual, parece haver mudança nas opiniões de Yeats. O exame de sua atitude para escritores renascentistas italianos e para com a Renascença literária, nos anos que precedem e sucedem sua leitura de Castiglione, mostra que esses anos foram para ele decisivos. Embora ainda ligado a muitos dos antigos ideais, Yeats passa a encarar o Renascimento como complementar e não oposto a eles. Eis por que nossa tese procura descrever e examinar a atitude de Yeats, nesse importante período de sua evolução, perante a Renascença literária italiana.