Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Rodrigues, Barbara Muglia |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-13012022-100456/
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Resumo: |
A dança sempre exerceu fascínio e mistério sobre as nossas existências pessoais e comunitárias. Ela esteve presente na vida humana como expressão, ato, comunicação e integração cósmico-social desde nossos tempos mais antigos. Os gestos dançantes falam diretamente à imaginação humana independente de qualquer discurso explicativo, sobretudo aqueles que acontecem como expressão mais livre possível. É possível experienciar e investigar as recorrentes dinâmicas e metamorfoses das imagens e gestos que emergem das percepções poéticoexistenciais do corpo dançante nos simultâneos movimentos de imaginação e realização. No contexto dos estudos do imaginário e sustentada por uma tradição antropo-filosófica, esta pesquisa é uma jornada interpretativa isto é, um arranjo narrativo da própria investigação que permeia experiências, teorias e procedimentos. O objetivo desta tese é investigar imagens, gestos e sentidos que recorrentemente emergem à consciência criadora da pessoa que, entre provocações e resistências, se abre à expressão dançante. Para isso, é realizada a descrição fenomenológica e a interpretação de recorrências simbólicas dos caminhos de (auto)formação do corpo dançante. As intervenções pedagógicoartísticas e a investigação ocorreram no núcleo de dança do Laboratório Experimental de Arte-Educação e Cultura Lab_Arte. As atividades deste laboratório são abertas à comunidade em geral, mas a maioria dos participantes são estudantes de diversos cursos de licenciatura da Universidade de São Paulo. Tomando o silêncio e a respiração como ponto de partida à criação, os caminhos pedagógicos são orientados principalmente pelo que emerge no encontro de pessoas que, entre desejo e hesitação, escolhem compartilhar umas com as outras esses caminhos pessoais de busca pela sua própria dança. Dialogando com os imaginários elementares (terra, água, ar e fogo) investigados por Gaston Bachelard, os resultados sugerem que o imaginário dançante transcende as classificações elementares. A imaginação material da experiência dançante multiplica, amontoa e aglutina os elementos na transformação de imagens e gestos. E a poesia viva nos corpos pode parcialmente tornar dizível o indizível, visível o invisível e palpável o impalpável. Assim, esta pesquisa afirma o mistério inerente às experiências dançantes, mas também desvela algumas faces desses segredos secretados sobre a pele. |