Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Campos, Bartira Bejarano |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-17012020-114823/
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Resumo: |
Esta dissertação aborda o processo criativo de escrita de roteiros que se dá em Sala de Roteiristas no Brasil. Para tal, a investigação parte da compreensão do modelo norteamericano de criar e produzir séries televisivas, a writers\' room, e apresenta como este modelo chega ao Brasil no início dos anos 2000 afim de contemplar uma nova demanda por conteúdo original brasileiro - exibido em temporadas tanto na TV aberta, quanto na TV paga e em streaming. Em seguida, com base em depoimentos de 13 roteiristas envolvidos na criação de atuais séries de TV brasileiras, a pesquisa apresenta diferentes métodos de escrita colaborativa de roteiros em Sala de Roteiristas, e sua expansão para o set de filmagem e para a edição dos episódios. Por fim, demonstra o crescimento do campo de atuação dos roteiristas, que passam também a exercer funções ligadas à área de produção, o que leva a implementação do showrunner no Brasil. Assim sendo, o objetivo da presente pesquisa é reunir o conhecimento acerca do desenvolvimento de roteiros que já se tem praticado no mercado televisivo, e, com isso, esclarecer novos métodos de escrita em séries de TV e cooperar com a sua integração no atual processo de produção do audiovisual brasileiro. |