O jogo da deformação criativa em Gonçalo M. Tavares: o caso d\'O senhor Eliot

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Bozio, Maria Catarina Rabelo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-28022024-164751/
Resumo: No contexto da literatura portuguesa contemporânea, o livro O senhor Eliot e as conferências assume papel emblemático para aprofundar o olhar sobre a obra de Gonçalo M. Tavares. Para esta pesquisa, tomamos como central a estratégia da escrita deformadora, a qual propomos como jogo representativo de seu processo criativo. Nesse percurso, são aproximados da produção tavariana outros autores, como T. S. Eliot e Roland Barthes, cujas reflexões críticas e procedimentais se fazem perceber e ampliam as possibilidades interpretativas na obra do autor português. Entretanto, procura-se extrapolar tais procedimentos e suscitar, ao fim, reflexão mais ampla e perscrutada do corpus, com o intuito de contemplar tanto o seu potencial interno de formulação crítica quanto as implicações das escolhas que formam o conjunto de textos aventados para as conferências do senhor Eliot. Dessa forma, pretendemos dialogar com a noção de cânone e a revisitação dos clássicos movimentada pela leitura da obra tavariana, evidenciando o potencial de reflexão do mecanismo de curadoria desempenhado pelo autor e pelo protagonista da obra