Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2006 |
Autor(a) principal: |
Puggina, Ana Cláudia Giesbrecht |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-02102006-130949/
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Resumo: |
Os objetivos desse trabalho foram: (1) verificar a influência da música e mensagem oral sobre os Sinais vitais e Expressão facial dos pacientes em coma fisiológico ou induzido; (2) relacionar a existência de responsividade do paciente com a Escala de Coma de Glasgow ou com a Escala de Sedação de Ramsay, no que se refere ao estímulo musical e ao estímulo verbal. Foi realizado um Ensaio Clínico Controlado e Randomizado, a amostra consistiu-se de 30 pacientes de uma UTI, que foram divididos em 2 grupos: Grupo controle (sem estímulos auditivos) e Grupo experimental (com estímulos auditivos). Os familiares elaboraram uma mensagem gravada com a sua própria voz e escolheram uma música de acordo com a preferência do paciente, que foram gravadas no mesmo CD. Foram feitos dois CDs idênticos em tempo de gravação; um com e outro sem estímulos para, então, ser feita a divisão aleatória dos grupos. Os pacientes foram avaliados segundo uma das Escalas, usaram fones de ouvido e foram submetidos a três sessões, em dias consecutivos. Durante as sessões, os dados referentes aos Sinais vitais e Expressão facial foram anotados em um instrumento de coleta de dados. Encontramos alterações estatisticamente significativas nos Sinais vitais (Saturação de O2 sessão 1; Saturação de O2 sessão 3; Frequência respiratória sessão 3) durante a mensagem e na Expressão facial, sessão 1, durante a música e a mensagem. Aparentemente a mensagem foi um estímulo mais forte do que a música em relação à capacidade de produzir respostas fisiológicas sugestivas de audição. Em relação ao Pulso, já comentado em estudos semelhantes, não encontramos dados estatisticamente significantes, nem indicativos de tendências. Observarmos responsividade aos estímulos auditivos em todas as pontuações da Glasgow do Grupo experimental, no momento em que obtivemos diferenças estatisticamente significantes; portanto, podemos afirmar que essa variável pouco influenciou as respostas neste estudo. Quanto à Escala de Sedação de Ramsay, apenas 1 desses pacientes foi avaliado com essa Escala, o que dificulta qualquer análise. Este estudo sugere a necessidade e a importância de outras pesquisas nesta linha. |