Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Pierangeli, Caio Tikaraishi |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-22042019-140602/
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Resumo: |
Nesta dissertação, apresentamos um panorama teórico das propostas de sistemas interativos no live electronics, bem como, os autores discutem e consideram a formulação de interação e interatividade dessa prática. Para isso, iniciaremos com uma breve retrospectiva do que consideramos como live electronics e do que consideramos interação até chegar no atual estado dessa vertente musical. Assim, apresentamos os pontos de discussão acerca de Robert Rowe, Garth Paine, Simon Emmerson, Philippe Manoury e Agostino DiSpio, na qual discutem sobre esta área de composição. Conseguinte, realizamos uma exposição sobre a perspectiva semiológica, nos fundamentando na teoria elaborada por C. S. Peirce, para que entendamos como o fenômeno musical por meio desse viés. Assim, expor a emergência de significação para que possamos compreender como o modelo tripartido de Jean Molino nos inspirou para relacionar suas respectivas dimensões dos processos poiéticos, estésicos e o nível neutro dentro da tríade peirciana de significação. Por fim, realizamos uma análise dos métodos composicionais da obra Traverser la réseau, baseados nas questões expostas sobre a tripartição aplicada para este fim numa obra do tipo live electronics. |