Fotojornalismo, redes sociais e plataformas digitais: a #grevegeral de 2017 no Twitter

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Inoue, André Caetano de Sá e Benevides
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-17022021-121851/
Resumo: Esta dissertação procura contribuir para o entendimento do impacto sofrido pelo fotojornalismo por influência da proliferação das plataformas sociais, a exemplo do Twitter. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, fundamentado metodologicamente na Análise de Redes Sociais, com o intuito de se investigar padrões de circulação e distribuição de material fotojornalístico em postagens do Twitter relacionados à Greve Geral de abril de 2017. De modo a criar um referencial cronológico a partir do qual os resultados obtidos pudessem ser abalizados, procedeu-se com levantamentos históricos em duas frentes: da fotografia e do fotojornalismo, compreendendo de seu advento, no século XIX, até a segunda década do século XXI; do surgimento dos primeiros Sites de Redes Sociais (SRSs), em meados da década de 1990, ao desenvolvimento das Plataformas Digitais dentro de um contexto que se estende até o ano contemplado pelo estudo de caso. A investigação empreendida buscou localizar e analisar as alterações relacionadas às práticas fotojornalísticas no que diz respeito à sua produção, sua circulação/distribuição e ao consumo do material desta natureza sob a influência das plataformas digitais.