Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2006 |
Autor(a) principal: |
Camargo, Rosangela Andrade Aukar de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-17012007-151100/
|
Resumo: |
Poucos estudos focalizam o teatro no ensino universitário, porém a literatura sobre o tema permitiu a sustentação teórica desta pesquisa. Neste estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa, mediatizada pela Pesquisa-Ação, cujo objetivo foi descrever, analisar e interpretar os aspectos educativos presentes no processo de construção do espetáculo teatral (A Revolta da Vacina e Louca Enfermaria) e avaliar sua importância para a formação do enfermeiro. Os 12 sujeitos integrantes do estudo são alunos regularmente matriculados no Curso de Graduação em Enfermagem e foram orientados por um professor de artes cênicas na composição das encenações, a partir de um projeto pedagógico dialógico e crítico, implementado na disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva. Realizou-se numa faculdade privada de enfermagem. Os sujeitos, motivados pelo desejo de viver o teatro, visualizam, nessa atividade, acréscimo ao conhecimento, qualificação profissional, socialização, promoção humana e resgate da sensibilidade, fundamentos que se atrelam aos princípios das ações humanizadas de saúde. Os conteúdos curriculares materializam-se na arte teatral com a criação da estória e de personagens. Os ensaios, a seleção do cenário e das músicas, os bastidores e a aproximação com o público retratam a complexidade e a riqueza de vivências que a estratégia proporciona ao grupo. No palco, as encenações exigem concentração, memorização do texto, emoção, expressão corporal, linguagem clara e sincronia dos participantes. Tais técnicas lançam as bases da humanização ao contemplar os sentimentos, as sensações, tanto quanto a razão. Levam-se também em conta o imaginário, os desejos e os sonhos dos educandos, ao superar as fronteiras entre disciplinas. Ao protagonizar o processo de ensino-aprendizagem, a arte teatral incentiva a criatividade, a comunicação e, por fim, a busca do conhecimento com o outro e para o outro, na construção de relações justas, que respeitam o homem na sua integralidade e totalidade. Logo, o teatro é um meio alternativo para ensinar a importância dos processos de autotransformação pessoal e transformação coletiva, porque permite o desenvolvimento da sensibilidade, da reflexão, da crítica na compreensão da realidade. Sugere-se que deva ser integralizada à estrutura curricular, considerando-se a importância da formação cidadã do homem. |