Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2007 |
Autor(a) principal: |
Villar, Maria Elena Villar e |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10102007-111858/
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Resumo: |
Este estudo tem como foco central experiências vividas por jovens moradores do ABC paulista em interações com ações públicas de natureza artístico-cultural, implementadas por executivos municipais. Em Santo André, o trabalho voltou-se para experiências de jovens que vivenciam atividades formativas na área de teatro, organizadas pela Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), vinculada à Secretaria de Cultura e Esportes. Em São Bernardo do Campo, a investigação incidiu sobre experiências juvenis em processos formativos da oficina de artes circenses, oferecida pelo Programa Juventude Cidadã, sob a responsabilidade da Secretaria de Governo. O trabalho empírico foi dividido em três grupos de atividades: visitas aos equipamentos culturais, nos quais as ações públicas selecionadas se concretizam, visando ao estabelecimento de contatos com gestores, profissionais responsáveis e jovens freqüentadores das ações; observação sistemática das atividades, que permitiu conhecer a rotina empreendida pelos jovens e as relações estabelecidas; aplicação de questionário com questões fechadas, com a finalidade de produzir um perfil dos sujeitos estudados. Por fim, a partir dos diálogos estabelecidos, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 12 jovens: 5 participantes da oficina de teatro e 7 que integram a oficina de artes circenses, o que tornou possível aprofundar o conhecimento dos sujeitos investigados e suas experiências. As distintas etapas do estudo foram iluminadas por contribuições conceituais e teóricas oferecidas por autores, tais como Karl Mannheim, Claudine Attias-Donfut, José Machado Pais (gerações e valores geracionais e intergeracionais); Peter Berger, Thomas Luckmann e Pierre Bourdieu (socialização e reprodução social); François Dubet, E.P. Thompson, Alberto Melucci e Anna Fabbrini (experiência e experiências juvenis). O trabalho de campo foi desenvolvido entre os meses de fevereiro/2005 a julho/2006. O estudo traz, como principais resultados, as idéias de que os jovens pesquisados dão peso significativo à cultura do trabalho que lhes foi transmitida por processos de socialização. Uma outra idéia foi a de que nem todos se deixam \"herdar pela herança\" transmitida pelos pais e reforçada pela escolarização, produzindo o que Pierre Bourdieu denominou de \"herdeiros sem história\". Para alguns, a combinação entre legado transmitido pela herança e freqüência às ações públicas municipais de formação artística-cultural significa alongar a vivência da juventude; para outros, a mesma combinatória tem como significado a produção de tensões e conflitos que se orientam para a conquista do trabalho e vivência profissional como algo expressivo, mais vinculadas ao \"ser\" do que ao \"ter\". Assim, não desvalorizam os valores e a cultura do trabalho que herdaram, mas os redimensionam, assumindo que o trabalho e a vida profissional só terão sentido pleno se forem na condição de artistas. Alguns jovens estudados, no momento do curso da vida em que se encontram, vivem experiências e empreendem percursos que os levam, da cultura do trabalho - à herança, para o \"sonho que produz o diverso\": ao trabalho na cultura. |