Quadrinhos famintos: a 9ª arte como linguagem do limiar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Thomaz, Nathália Xavier
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-21082024-093038/
Resumo: A presente tese propõe um olhar sobre os quadrinhos como uma arte antropofágica, dotada de seus próprios recursos estéticos, mas capaz de nutrir-se de outras linguagens. Para isso, traça-se um percurso em quatro capítulos que parte de reflexões sobre a linguagem dos quadrinhos e passa pela análise das obras Don Juan di Leônia (2015) de Dalton Cara e Uma noite em LEnfer (2017) de Davi Calil, eleitas como corpus da pesquisa. O olhar analítico sobre esses dois quadrinhos brasileiros possibilitará demonstrar o posicionamento limítrofe da 9ª arte, na área onde as linguagens artísticas se tocam e se transformam. O primeiro capítulo propõe um percurso pelos limiares entre os quadrinhos e as outras artes (no caso, a música, o teatro, a fotografia, o cinema, as artes plásticas e a literatura), considerando os pontos que os separam e as características que os unem. A partir da comparação com diferentes formas artísticas, estabelece-se a 9ª arte como uma linguagem da transmutação e do diálogo, dotada de fronteiras fluidas que permitem negociações, invasões e misturas enriquecedoras. Com o intuito de contribuir para as análises das obras do corpus, o segundo capítulo traça um panorama sobre os heróis românticos reinterpretados nas duas HQs, em especial, os mitos de sedutores como Don Juan, que buscavam na conquista e na boemia formas de ultrapassar os limites da vida mundana. O terceiro e o quarto capítulo concentram as análises e buscam tanto destacar as intertextualidades estabelecidas com o romantismo, quanto observar as pontes com outras artes construídas pelos autores. A partir dessa observação, será possível perceber a presença da metaficção, na medida em que as obras se mostram conscientes da canibalização das outras artes. Além disso, ficará evidenciada a importância do papel ativo do leitor para a construção de sentido e para a manutenção do imaginário coletivo onde vivem e reverberam todas as formas artísticas.