Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Vinícius |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-13012025-201504/
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Resumo: |
Através de uma reflexão antropológica afrorreferenciada que culmina na proposição de uma abordagem inovadora, a etnografia afrofuturista, essa dissertação se debruça sobre as expressões artísticas negras em torno do festival de cultura negra AFROPUNK Bahia e, com uma escrita especulativa e ficcional, crio o universo punkilombo e por ele sou criado. Disserto e mergulho nos valores afrocivilizatórios – a saber: axé/energia vital, oralidade, corporeidade, espiritualidade, matrilinearidade, ancestralidade e memória – e elementos ético-estéticos presentes no festival que contribuem para a construção de caminhos possíveis rumo à presença de pessoas negra no futuro a partir do resgate de elementos do passado, assentando, assim, uma composição afrofuturista junto a seus discursos, presenças e performances que tem a música e o contexto do festival como motes de expressão. Proponho uma abordagem localizada nas escolas antropológicas voltadas para a arte e para a música, em diálogo com a Afrocentricidade, onde reside a potência de alcançar as afetações que as artes são capazes de gerar e que não podem ser dimensionadas a partir de uma linearidade (d)escrita somente em palavras, de modo que narrativas artísticas compõem os traçados desta pesquisa |