Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Venancio Junior, Sergio José |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-15012020-101135/
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Resumo: |
Este trabalho revisa um debate histórico e atual sobre a criatividade das máquinas, com contribuições de diversos cientistas, filósofos e artistas. A área da Inteligência Artificial propõe tecnologias de otimização e predição, hoje utilizadas em sistemas computacionais que geram obras visuais a partir de aprendizados probabilísticos sobre a história da arte, renovando discussões sobre fazer e pensar arte. A pesquisa também relatou o desenvolvimento do software Extentio, extensão de uma inteligência artística. Extentio gera desenhos de forma automatizada, através de simulações de observação, de traços, e de análise de composição, fazendo uso de tecnologias de Visão Computacional e Machine Learning. Trata-se de uma máquina que não é criativa por si só, mas que interfere em um processo de criação de forma propositiva, conduzindo o artista a descobertas de valores poéticos e novos desígnios. O artista direciona os comportamentos de tal sistema através de práticas experimentais com códigos e dados, em uma relação de evolução mútua. |