Vloggers: o acontecimento comunicacional e o cotidiano na rede social YouTube

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Silva, Paula Pires da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-09012020-172118/
Resumo: Esta dissertação se propõe a observar e descrever os diferentes modos de ser ou estar nas redes sociais, tendo como recorte sujeitos anônimos que se tornaram, de alguma forma, célebres no YouTube a partir da produção caseira e amadora de vídeos em formato vlog, i.e , aqueles usuários da rede que exibem suas rotinas, criando e recriando suas atividades cotidianas ou mesmo expondo sentimentos, ideias, segredos a um público desconhecido. Considero que cada produtor/ator audiovisual desse formato específico de vídeo no YouTube traz em seu modo de fazer uma particularidade de sua própria existência, com suas compreensões de mundo, seus lugares de fala e de silêncio, atuando muitas vezes em palcos solitários onde a consequência de cada ato é improvável e incerta no teatro da internet: ora aplaudidos, ora ignorados, ora curtidos, outras vezes \"descurtidos\", muitas vezes criticados. Por outro lado, ser ignorado, \"descurtido\" ou criticado não tem um efeito necessariamente negativo nesse ambiente de disputas e aparições excessivas. Um efeito negativo pode contribuir para o \"alcance midiático\" de um usuário. Em todo caso, esses criadores de conteúdo na rede parecem estar cientes das diferentes reações de um público opaco e, ao se \"igualarem\" a esse público, descobrem que são parte dele. Em vez de mascarar qualquer falha, desvelam-se: escancaram suas vidas com o que há de banal e de instigante, elevando a produção audiovisual caseira na internet a um patamar de visualizações sem precedentes. Nos fazendo questionar: o que torna possível o gosto de milhões de usuários por produções amadoras, de baixa qualidade técnica, com sujeitos anônimos? Que particularidades estéticas esses sujeitos trazem para as atuais produções audiovisuais na rede? Existe comunicação nesse processo? Essas formas, portanto, particulares de estar nas redes sociais configuram um outro modo de uso das tecnologias e, consequentemente, das imagens; seus efeitos implicam ainda no que costumamos chamar de fenômenos culturais da contemporaneidade. Assim, buscamos, nesta dissertação, mergulhar nestas novas práticas comunicativas de produção audiovisual na Internet para relatar, por meio do procedimento de pesquisa do metáporo - cujo valor metodológico está na não-prescrição de métodos, mas na liberdade do fazer científico, baseado nos caminhos traçados pelo objeto - a existência em movimento deste outro tipo de experiência real e visual. Para tanto, nos aproximamos da etnografia da imagem e da fenomenologia como práticas de pesquisa voltadas para a descrição sensitiva de objetos apreendidos pelo afeto.