Estudo fonético qualitativo da fala e do canto no teatro popular em São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Carmo, Gisele Tomaz do
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-28022019-182333/
Resumo: O objetivo deste trabalho é comparar o padrão formântico da fala atuada com o canto no teatro popular em São Paulo, com base nos estudos de Raposo de Medeiros (2002) e Sundberg (2015). Definiu-se a fonética acústica como área de estudo para a escolha do método, bem como para as análises dos aspectos acústicos investigados. Quanto ao método, o primeiro passo foi selecionar a canção Enchente, da peça Hospital da gente, que pertence ao repertório do Grupo Clariô de Teatro. Em seguida, realizou-se a coleta de dados da qual participou uma atriz profissional, de 33 anos. Solicitamos à atriz que cantasse e falasse o texto da canção como se estivesse no palco. A fala produzida pela atriz apresentou duas características distintas: em alguns momentos foi executada de forma gritada e, em outros momentos, de forma não-gritada, que nomeamos de fala normal. A fala gritada nos chamou à atenção, e consequentemente, despertou-nos o interesse em observar esse aspecto de qualidade de voz, em nossos dados. Após a gravação, tratamento e segmentação dos dados, medimos e comparamos qualitativamente os três primeiros formantes, F1, F2 e F3, bem como a Frequência Fundamental, F0, das vogais do PB na posição tônica, em sua porção mais estável. Com a emergência dos dados de fala gritada, vimos, então, a necessidade de o corpus ser aumentado com uma terceira condição de gravação, a condição de fala neutra, que não pode ser coletada pela atriz por motivos de falta de agenda. Assim, coletamos os dados da autora desta pesquisa para ser utilizada como parâmetro nas análises de qualidade de voz. Em um análise qualitativa foi possível dizer que as vogais da fala apresentam variação em sua produção, o que resulta em valores muitos diferentes intra vogais, por exemplo entre as vogais [e]. Já no canto foi possível perceber que as vogais [a], [] e [] apresentam seus valores mais concentrados, enquanto as demais vogais cantadas, as vogais altas, tendem a mostrar valores mais dispersos mesmo quando cantadas. A qualidade de voz da atriz varia ao longo do texto, mas as ocorrências de fala gritada possuem o F1 elevado; uma das característica descritas na literatura para descrever esse tipo de fala. Essa dissertação tenta aproximar estudos acadêmicos da área linguística, com o movimento artístico da periferia de São Paulo, com o intuito de apresentar aos artistas como a fonética acústica pode auxiliá-los em suas composições, no sentido de dar um pouco de clareza de como funciona o processo de produção de fala.