Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Freitas, Eduardo Bruno Fernandes |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-27122018-102608/
|
Resumo: |
Esta pesquisa tem como objetivo o estudo da Performance Urbana e de sua potência de disrupção com o atual modelo hegemônico de sociabilidade, utilizando a cartografia como referencial metodológico, em uma apropriação conceitual do termo proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Para isto, a cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, é tomada como campo de investigação de Performances Urbanas que também agem como contraventoras do regime biopolítico (FOUCALT, 2010) e necropolítico (MBEMBE, 2016) em uma espécie de maquinaria nômade de guerra (DELEUZE e GUATTARI, 2012). Assim, na composição desta escrita dissertativa tercemos o que estamos nomeando como Performance Urbana Nômade, criando conexões entre a teoria com as práticas de Performance Urbana fortalezenses e nos apropriando, especialmente, de conceitos da filosofia da diferença. Para isto, no percurso, analisamos alguns trabalhos de artistas e de coletivos locais como por exemplo: Aparecidos Políticos e suas performances \"Operação Carcará\" e \"Intervenção urbana pelo ar\", assim como Silvia Moura e seus trabalhos \"Eu me importo\" e \"Corpo-Lixo-Cidade\". Junto a isto, são também dispositivos/constituintes do rizoma corpóreo-artístico-teórico, que compõem a presente cartografia, minhas criações performáticas juntamente que outros artistas locais, produções audiovisuais, vídeo-artes, entrevistas e referências bibliográficas. |