Ateliê Nômade: Experiências de transitar nos limites
Ano de defesa: | 2022 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Artes |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20285 |
Resumo: | Esse texto, como primeiro impulso, pretendia-se ser um registro escrito de experiências vividas em uma ação performática realizada a partir de um ateliê de cerâmica não convencional, o Ateliê Nômade. A instalação momentânea de um espaço de arte em locais não convencionais, que possibilitaria o encontro com outras formas de existir no mundo. Entretanto o percurso investigativo proposto coincidiu com um dos piores momentos da atualidade: Uma grave crise de saúde global, dentro de um país governado por pessoas medíocres, que junto a uma parcela da sociedade civil clamava pelo retorno de um dos tempos mais sombrios e macabros da nossa história, onde o desejo e o impulso foram substituídos pelo receio e pela incerteza do amanhã. Por esse motivo, a opção foi repensar a pesquisa e fazer uma escavação em memórias e registros de atividades que se somaram para que essa proposta de investigação e ação viesse a se formar. A pesquisa performativa deu lugar a narrativa como metodologia. O texto se divide em atos, que não seguem uma ordem cronológica linear, mas tentam a partir dessas memórias e fragmentos, modelar uma trajetória investigativa e performática que serve mais como um novo impulso para que se continue o desejo de pesquisar do que um registro final de uma pesquisa |