A cena ativista do Teatro Núcleo Independente durante a década de 1970

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Almeida, Ademir de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
-
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-12092022-145916/
Resumo: Este trabalho se ocupou em dimensionar a experiência do grupo Teatro Núcleo Independente. O grupo se originou de um Curso de Interpretação ministrado no Teatro de Arena por Heleny Guariba e Cecília Thumin, em 1969. Orientado por Augusto Boal, desenvolveu naquele teatro as pesquisas que deram origem às técnicas do Teatro Jornal, recurso teatral de agitação e mobilização política colocado em prática junto ao movimento estudantil e utilizado na construção do espetáculo Teatro Jornal primeira edição. Com Augusto Boal exilado, o Núcleo assumiu o Teatro de Arena e se tornou sua última equipe criativa, responsável pela montagem do espetáculo Doce América, Latino América. Com a falência do Arena, se torna Grupo Núcleo e migra para o Teatro São Pedro, casa de espetáculos dirigida por Maurício Segall, que tentava criar outro polo de resistência cultural à ditadura em curso no país. No São Pedro o grupo elaborou um projeto de popularização do teatro, baseado na formação de grupos teatrais por meio das técnicas do Teatro Jornal. Já no final de 1973, após divergências criativas e a emergência de uma crise financeira daquela empresa teatral, o grupo deixa o São Pedro, e constitui uma sede própria na periferia, onde trabalha seu intento de popularização do teatro. A fixação num bairro periférico se daria em 1976 com a criação do Teatro Núcleo Independente, na zona leste de São Paulo, onde manteve contato com organismos comunitários e movimentos sociais até o final de 1978. Este estudo procurou apresentar a trajetória do grupo, descrever suas obras e maneiras de se organizar nos diferentes espaços e circunstâncias históricas em que habitou.