A VOZ NA CENA GOIANIENSE – entre a memória e a identidade: uma investigação do Teatro Goianiense entre as décadas de 40 a 70.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Nascimento, Cristhianne Lopes do
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4547
Resumo: A presente dissertação “A voz na cena goianiense: entre a memória e a identidade – uma investigação do Teatro Goianiense entre as décadas de 40 a 70” busca compreender as influências estéticas e práticas, na formação vocal dos atores goianienses. Neste trabalho, foi possível perceber que a memória é uma fonte de estudo da historiografia moderna e, portanto, foi aqui utilizada como base metodológica por meio das entrevistas com as testemunhas desse período histórico. Essas vozes foram compostas a partir do olhar de historiadores, escritores e artistas que participaram e/ou presenciaram esse processo de constituição identitária do ator goiano. Desse modo, fez-se necessário compreender os conceitos de voz apresentado por alguns dos principais teóricos na cena teatral das primeiras décadas do século XX. Com base em tais conceitos, pretendo descrever alguns dos elementos componentes na formação e prática dos atores goianienses, especialmente em relação à abordagem do trabalho vocal. Para tanto, serão mencionados alguns grupos do movimento teatral brasileiro moderno, os princípios que impulsionaram as escolas de arte dramática das primeiras décadas do século XX, bem como suas organizações curriculares e fundamentações teóricas do trabalho vocal. Essa reconstituição memorialística nos interliga com as influências estrangeiras ao longo da revolução estética da cena nacional. Logo, os fenômenos culturais serão compreendidos como consolidadores da cena goianiense e de seus processos criativos vocais.