Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Toni, Leonardo Pestana Collalto |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-14082024-102335/
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Resumo: |
Essa dissertação enfrentará o tema da arquitetura biomimética, sua conceituação e suas possibilidades em leituras e análises sobre as relações projetuais entre a natureza e a arquitetura. A biomimética é tema constantemente associado a entendimentos ecológicos e sustentáveis, como no uso de átrios em edifícios a fim de alcançar os resultados de eficiência e controle térmicos encontrados em estruturas similares na natureza, como cupinzeiros. Essa visão é importante e constitui parte central na criação e desenvolvimento do conceito atual de Biomimética, mas a limitação em torno desse entendimento impede novas análises e observações acerca da arquitetura, cuja expressão não se reduz à solução de problemáticas funcionais. As relações entre a natureza e a arquitetura se estendem, de maneira mais diversa que a citada, a muito antes da própria criação do termo na década de 1950, encontradas desde o início da arquitetura, seja em aspectos formais, simbólicos ou ornamentais. Diante dessa lacuna entre a presença diversa da natureza na arquitetura e o campo abarcado pelo termo atual de Biomimética, buscamos na mimesis filosófica a ponte que nos permite conectar os dois entendimentos. A partir dessa discussão, por meio do estudo de caso de dois exemplos de produção arquitetônica com referências biomiméticas, sendo o Templo Expiatório da Sagrada Família, de Antoni Gaudí e o Convento de Sainte-Marie de La Tourette, de Le Corbusier, buscamos explicitar a variedade de leituras e análises acerca dos diversos processos pelos quais a biomimese pode ser aplicada no desenvolvimento projetual em arquitetura. |