Sivuca e o acordeon: aspectos e inter relações na construção de sua obra como compositor, arranjador, improvisador e multi-instrumentista

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Soares, Felipe Marmorato
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-12072022-095203/
Resumo: Esta dissertação reúne e discute os principais aspectos formadores da linguagem musical e da obra do multi-instrumentista Sivuca. Ressaltamos sua atuação como ponte entre diversos universos musicais nos quais seu papel como acordeonista e improvisador possui importância fundamental. Muito dessa diversidade se deve ao seu contato com as rádios, o que possibilitou conexões com outros músicos e com atores sociais envolvidos em sua trajetória, em especial o Maestro Guerra-Peixe, em Recife. Sivuca desenvolveu especificidades idiomáticas em sua linguagem por meio da associação dos principais gêneros musicais e dos ritmos com os quais trabalhou, e aos quais nos referimos ao longo deste trabalho, como escolas que desenvolveram sua consciência harmônica e rítmica, além de suas notáveis habilidades como improvisador. Procuramos, por meio da escuta, transcrição e análise de seu repertório, observar os principais recursos técnico-interpretativos utilizados em sua obra, seja como intérprete, compositor ou arranjador, contextualizando a sua práxis.