Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Carvalho, Carlos Henrique Lima de |
Orientador(a): |
Gomes Filho, Tarcisio |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32695
|
Resumo: |
Esta pesquisa busca investigar a prática docente de três professores de acordeon, graduados no curso de Música - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mais especificamente no que se refere a iniciação musical através do acordeon. Pretende entender os processos educacionais e sua possível relação com as ideias do educador musical Keith Swanwick (1937) e a proposta do modelo C(L)A(S)P. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso como procedimento metodológico, tomando por base a documentação, as entrevistas semiestruturadas e a análise dos dados. Como fundamentação teórica, além dos princípios de Keith Swanwick (2003a; 2003b; 2014), buscou-se apoio nos trabalhos de Yin (2015), Gil (2009) entre outros. Apresenta uma proposta de ensino do acordeon baseada em reflexões sobre concepções pedagógicas e a reorganização de ideias e práticas. Constatou-se que: há destaque para a utilização da internet como ferramenta de trabalho por parte dos professores nas aulas de acordeon; os professores dificilmente possuíam clientela infantil; as aulas são individuais; os professores apontaram para o uso de métodos antigos ou desenvolvimento de material didático próprio; se fazem importantes cursos de formação continuada, criação de fóruns para professores de acordeon, além da formalização das pedagogias deste instrumento. Desta forma, espera-se contribuir para a ampliação dos estudos voltados ao ensino do acordeon e à educação musical propondo uma aproximação das atividades de ensino deste instrumento com os princípios do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick. |