As três irmãs e a subjetividade no trabalho do ator: contribuições da técnica do clown

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Consentino, Marianne Tezza
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-11052009-121711/
Resumo: Esta pesquisa é um aprofundamento de meu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado A formação do clown: o teatro como prática de liberdade (UDESC, 2004), no qual estabeleci um panorama geral a respeito do clown e busquei refletir teoricamente sobre alguns princípios técnicos que compõem esta linguagem. A linha de pesquisa que segui foi a do clown pessoal e o recorte se deu nos elementos que o ator-iniciante deve conhecer para se tornar um clown de teatro. Seguindo a mesma linha de pesquisa, o presente estudo procura compreender o processo de contato do ator com sua subjetividade incitado pela técnica do clown e as conseqüências éticas e estéticas propiciadas por este encontro. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa, cujos procedimentos contemplaram pesquisa bibliográfica e de campo. Esta se configurou como Pesquisa Participante e foi realizada com as atrizes Débora de Matos, Greice Miotello e Paula Bittencourt, da Traço Cia. de Teatro, de Florianópolis. A pesquisa empírica resultou na montagem do espetáculo As três irmãs, de Anton Tchékhov, cuja encenação manteve algumas características da técnica clownesca.