O performer no palco on-line: as transmissões ao vivo de Filipe Catto e Teresa Cristina durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Silva, Welton Florentino Paranhos da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-15072024-112543/
Resumo: Esta dissertação investiga o trabalho do performer na passagem do espaço presencial para as plataformas on-line, processo catalisado pela circunstância da pandemia. Os estudos sobre o trabalho do performer vêm ganhando destaque por abarcar o trabalho de atores, cantores, dançarinos, performers das artes plásticas e outros artistas do corpo tanto em contextos presenciais (show, teatro, dança, performance e artes do palco em geral) quanto mediados. São realizados dois estudos de caso a partir da observação de transmissões ao vivo empreendidas por Filipe Catto e Teresa Cristina em plataformas on-line durante a pandemia. A pesquisa pretende colaborar para o campo dos estudos sobre o trabalho do performer ao investigar sua atuação em plataformas on-line (o celular como dispositivo de criação, telepresença, persona performática e musicalidade). A condição mediada de eventos até então fundamentados na presença ao vivo em espaços compartilhados, amplia o que vem a ser o palco e a própria poética. Na passagem do palco presencial para o novo palco on-line, entram em discussão paradigmas da arte ao vivo como as noções de convívio, presença, ao vivo e agência.