Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Amary Neto, Michel |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-09122019-180035/
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Resumo: |
Nosso objetivo nesta investigação é acompanhar o itinerário filosófico de Walter Benjamin na formulação do conceito de Trauerspiel, bem como a sua crítica de arte, no âmbito das experiências intelectuais que presidiram a elaboração desse tema na sua obra, Origem do drama barroco alemão (Ursprung des deutschen Trauerspiel, 1928). Com esse propósito, devemos, primeiro, abordar a compreensão do drama barroco alemão a partir de suas origens genéticas; apontando, na tradição alemã de estudos gregos do século XVIII e XIX - que se seguiu de Johann Joachin Wincklemann até o Romantismo, representado aqui por Friedrich Schelling, Friedrich Schlegel e Friedrich Hölderlin as mistificações que acabaram por identifica-lo às tragédias áticas. Após, ainda na trilha da Bildung, examinaremos a compreensão epigonal do drama barroco sob a pretensão historicista e esteticista, nas figuras de Johann Wolfgang von Goethe e Friedrich Schiller, e, Friedrich Nietzsche. Aqui o conflito trágico se dá entre a liberdade artística e a necessidade moral que acabaram por mistificar também essa entrada do drama na história. Por fim, munidos dessas interpretações que formaram e foram criticadas por Benjamin em sua compreensão do drama barroco alemão, apresentamos a sua própria leitura. Então partiremos da formulação de seu aparelho crítico para a crítica de arte, da história como teor material do barroco à alegoria como seu teor de verdade. |