Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2010 |
Autor(a) principal: |
Colombo Júnior, Pedro Donizete |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-04082010-112227/
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Resumo: |
Este trabalho teve como objetivo central entender como um espaço fisicamente alterado influencia as percepções e explicações acerca da gravidade pelos estudantes do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada na Casa Maluca do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo. Esta é uma casa com piso e paredes inclinados com ângulos de 15 graus em relação ao referencial externo, ao entrar em seu interior os visitantes experimentam alterações na percepção de alguns fenômenos do cotidiano relacionados com a força da gravidade. Tomamos como referencial teórico principal as noções de obstáculos e perfil epistemológicos propostos Gaston Bachelard e metodologia de pesquisa do tipo quantitativa e qualitativa, apoiada em observação, aplicação de questionários, gravação em áudio e vídeo e entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados apontou a presença de alguns obstáculos epistemológicos proposto pela epistemologia bachelardiana, tais como: experiência primeira, realismo ingênuo, substancialismo, animismo e obstáculo verbal; demonstrou ainda algumas das dificuldades dos alunos em entender o conceito gravidade e seu caráter vetorial. Também ficou clara a influência dos contextos de aprendizagem (pessoal, sociocultural e físico) nas atividades realizadas. Em diversos momentos, as atividades realizadas na Casa Maluca ilustraram, em maior ou menor proporção, a interpolação destes três contextos. |