Futebol e cultura visual: a construção da figura do craque. Marcos Carneiro de Mendonça e Leônidas da Silva (1910-1942)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Silva, Diana Mendes Machado da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21022020-171827/
Resumo: Compreender o processo de construção da figura do craque de futebol com foco em sua dimensão visual e seu papel no imaginário da primeira metade do século XX é o objetivo central desta pesquisa. Para tanto, exploramos as trajetórias midiáticas de dois dos jogadores mais fotografados entre 1910 e 1942, Marcos Carneiro de Mendonça e Leônidas da Silva. Branco e oriundo de altos segmentos sociais, Marcos representa o período do futebol amador como o principal goleiro do Fluminense Football Club e da seleção brasileira entre 1910 e 1922. O álbum autobiográfico que produziu sobre sua carreira futebolística é recurso privilegiado para acessar a cultura visual do período. Leônidas, negro e oriundo de classes populares, atuou entre 1930 e 1950, sendo considerado o primeiro craque do esporte por suas atuações no Clube de Regatas do Flamengo, no São Paulo Futebol Clube e na seleção brasileira. Sobre ele circularam dezenas de imagens em periódicos como O Globo Sportivo e O Cruzeiro, sobretudo após sua destacada participação na Copa do Mundo de 1938 e sua transferência para o São Paulo Futebol Clube, em 1942, ano que também figura como o limite da periodização neste trabalho. A análise dos conjuntos fotográficos produzidos sobre os dois jogadores permitiu compreender a configuração de sua identidade visual e visibilidade social em meio às negociações em torno de sua exposição midiática em cada momento da história do futebol. Se Marcos foi fotografado como um sportsman, figura importante para a cidade renovada por Pereira Passos, Leônidas da Silva foi figurado como craque no momento da profissionalização do futebol e do estabelecimento de uma cultura midiática. Além de confirmarem o reconhecimento da excelência do jogador e os investimentos da imprensa em sua figura, suas fotografias representaram uma oportunidade para negociar a visibilidade social da pessoa de pele negra em novas bases. A trajetória de Leônidas transcendeu, por essas razões, o campo futebolístico e os limites nacionais da cultura ao dialogar ampla e midiaticamente com alguns dos símbolos, valores e práticas do período entre guerras.