Gordon Matta-Clark: um corte transversal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Sampaio, Rafael de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-26042019-131125/
Resumo: Realizada a partir de métodos e suportes diversificados, a produção de Gordon Matta-Clark desponta como um exemplo significativo no desenvolvimento da arte, sobretudo a partir da década de 1960/70 (momento caracterizado pela ampliação da atuação e direcionamento das pesquisas estéticas contemporâneas). Distante dos limites definidos pela prática artística institucional, o artista dedicou-se a investigar novas e inusuais formas de atuação, articulando processo e apropriação como estratégias de intervenção. Tensionando composição material e temporal do objeto/espaço, Matta-Clark expõe a relação entre constituição material e comportamento. Usando o edificado como matéria prima, lida com a dimensão discursiva do espaço evidenciando a imprescindível relação existente entre arquitetura, contexto e urbano. Das experimentações materiais e destaque do contexto social em Garbage Wall (1970); alteração da percepção sobre objeto arquitetônico e seu contexto em Splitting (1974); ao questionamento da limitada atuação do público frente à transformação urbana de Conical Intersect (1975); Matta-Clark opera em uma área de transição, mobilizando reflexões sobre estruturas (materiais, discursivas e simbólicas) fundamentais para a definição dos espaços e sociedade de seu tempo. Frente à atualidade e relevância de Gordon Matta-Clark, a presente dissertação propõe um estudo sobre sua a trajetória, partindo da relação entre esta e os campos da Arte e Arquitetura.