Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Treft, Renan Alex |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-30042021-170553/
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Resumo: |
O presente trabalho trata da construção de igrejas matrizes em estilo Neocolonial na Diocese de Limeira (divisão territorial eclesiástica criada em 1976), afim de avaliar a repercussão do movimento arquitetônico lançado por Ricardo Severo no início do século XX em alguns edifícios de caráter religioso no interior do estado de São Paulo. O recorte territorial abrange 5 cidades e suas respectivas paróquias, a saber: Catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira; Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz da Conceição; Santuário São Sebastião, em Porto Ferreira; Paróquia Jesus Crucificado, em Iracemápolis; e Paróquia Santa Gertrudes, em Cosmópolis. O trabalho visa ainda evidenciar aspectos referentes à formação das cidades mencionadas e sua relação com a igreja matriz, afim de compreender o processo formativo territorial e as questões incidentes de cada período e região, que resultaram em percursos históricos permeados por múltiplas nuances, que incidiram diretamente no edifício da igreja matriz, objeto de reformas e reconstruções ao longo das décadas, que foram reconstruídos em neocolonial na metade do século XX. O estudo dos edifícios religiosos neocoloniais permite entender qual foi a aceitação deste conceito de modernidade e o rompimento com a historicidade clássica pela Igreja Católica, no decorrer do século XX, durante a construção (ou reconstrução) dos seus novos templos. Busca ainda estabelecer parâmetros para análise dessa produção, que fora realizada em larga escala neste território, ainda pouco estudada e documentada, afim de inserir esses edifícios no debate preservacionista. |