Educação musical escolar para além do desenvolvimento humano: contribuições a partir da perspectiva social-realista

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Carvalho, Mauricio Braz de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-22082023-090624/
Resumo: Esta pesquisa de Doutorado visa mapear as concepções em torno do conhecimento musical escolar mais frequentemente reivindicadas no campo da educação musical brasileira. A análise documental incide sobre um conjunto diversificado de documentos que, selecionados num recorte temporal de oito anos (2013-2020), expressam as percepções dos profissionais do campo: de um lado, pareceres, notas públicas e boletins emitidos por coletivos acadêmicos e profissionais acerca de políticas curriculares recentes; adicionalmente, artigos científicos publicados em fóruns de extrema relevância no âmbito da educação musical no país. Tais documentos foram submetidos à análise de conteúdo, tendo em vista apreender as suas proposições mais comuns em torno de tópicos tais como conhecimento escolar, currículo escolar e conteúdos musicais. O referencial teórico da pesquisa se vale, sobretudo, de alguns conceitos centrais da teoria de Basil Bernstein, tais como classificação, enquadramento, e as dinâmicas entre o discurso instrucional e o discurso regulador na composição do discurso pedagógico. A construção de categorias analíticas, sem possuir quaisquer pretensões de generalização, visa tão somente identificar certas ênfases, tendências e movimentos perceptíveis nas discussões do campo. Nesse sentido, uma significativa indiferenciação entre diferentes tipos de conhecimento e distintas maneiras de aprender parece ser traço relevante apontado pelos dados, assim como a intensa busca por certos benefícios extramusicais: pelo desenvolvimento de atributos, valores e disposições que, descolados das especificidades da disciplina, voltam-se à formação e à emancipação de seres humanos. Ao mesmo tempo, a sugestão de que o desenvolvimento musical se assenta sobre uma relação complementar entre aspectos de ordem intelectual / cognitiva e de ordem mais sensível / afetiva é um traço igualmente marcante nos dados, o qual pode contribuir para a compreensão da dinâmica de recontextualização de conhecimentos artísticos; em outros termos, pode jogar luz sobre a comunicação pedagógica no âmbito daquilo que Bernstein denominou campos de estrutura horizontal.