Pompa e circunstância: memória e história na São Paulo de 1926

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Donato, Gerson
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-20022014-095800/
Resumo: A exibição da peça teatral, ou da cena histórica, Um sarau no Paço de São Cristóvão, produzida por Paulo Setúbal a pedido da Liga das Senhoras Católicas de São Paulo, no Teatro Municipal em 1926, em duas apresentações, que se tornaram quatro devido ao sucesso de público nos apresenta uma grande interrogação: o que queria a elite cafeeira e republicana paulista com um elogio a figura da primeira imperatriz do Brasil, menos de quarenta anos após o fim do Império? Era um projeto de governo? Um projeto de país e de cultura? Era apenas diversão, já que os atores eram todos amadores e pertencentes às famílias da elite? Quais os possíveis significados deste espetáculo, que obteve muito sucesso de público e grande exposição na imprensa paulistana, para a História e a memória de São Paulo e do Brasil?