Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Lima, Priscila Christmann Lorusso de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-01042019-120401/
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Resumo: |
Investigamos os caminhos percorridos por Cy Twombly até a constituição de uma escritura que se tornou marca autoral. No desenvolvimento de sua poética, destacamos, como referências relevantes, seus professores do Black Mountain College Charles Olson, Robert Motherwell e John Cage e seu amigo Robert Rauschenberg. A escritura em Twombly é abordada a partir de várias referências teóricas, com ênfase nas noções de Roland Barthes, embora não deixemos de considerar as implicações semânticas dessa escritura. Procuramos justamente evidenciar as relações ambíguas entre acaso e controle, e entre sentido e não sentido, presentes em sua obra enigmática. Mary Jacobus, que nos mostra um Twombly erudito e engajado politicamente, é a principal referência no que se refere às relações do artista com a literatura. Procuramos ainda inscrever a obra de Twombly nas variações do imaginário artístico, explicitando suas afinidades com diversos artistas contemporâneos. Destacamos também a sua relação conflituosa com a crítica norte-americana, investigando as razões de seu inexpressivo reconhecimento na América, se comparado à sua acolhida pela crítica de arte europeia, em particular francesa. |