Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Borges, Osvaldo Vergara |
Orientador(a): |
Zanatta, Cláudia Vicari |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/257756
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Resumo: |
A presente pesquisa consiste em olhar para um processo de criação poético-autoral denominado Incursão Existencial. Através de experiências, mediadas por um mundo que opera em lógica absurda, esta pesquisa é produzida como registro de um dos vários caminhos possíveis que o pensamento que se pensa faz. Para aprofundar questões que nos levaram a esta reflexão, investigamos a relação entre palavra e imagem ao usar a montagem como método. Essencial ao processo foi o entendimento dos conceitos de caminhada (mundo objetivo), que acionou o pensamento nas andanças pela cidade, e mergulho (mundo subjetivo), como as reflexões pessoais que escavaram imagens informe e palavras em fragmentos. As produções poéticas que surgiram neste trajeto, são entendidas como grito, ou seja, sensações que se manifestaram como forças que escaparam ao desejo do artista de contê-las. E assim, deste suposto fracasso, que por sua vez se faz através da ruína, entendeu-se que cada fragmento traz em si a potência que nos permite apresentar um trabalho em arte pelo ato criativo. Das palavras de Kafka à imagem de Bataille, como farol nas sombras do desconhecido, na tentativa de fundir práxis e teoria, se produziu esta dissertação e uma videoinstalação como entrega final. Porém, a entrega como desejo sempre se fez no pensamento. |