Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Laser, Carine Gomes Cardim |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122019-181701/
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Resumo: |
O conceito de experiência encontra-se na obra de Adorno em diversos momentos de sua produção bibliográfica. Para ele, a experiência está na base da condição de qualquer conhecimento. Pois, o filósofo alemão pressupõe que a nossa capacidade de conhecer a realidade exterior se baseia na formação empírica do intelecto. Isto é, o sujeito não está isolado do mundo que o cerca: sua percepção já está, de certa forma, determinada pela apropriação subjetiva, mas o mundo permeou a constituição de sua maneira de pensar. O primeiro capítulo dessa dissertação se volta, então, à sua relação com o idealismo alemão, que explorou profundamente os meandros da teoria do conhecimento. Assim, remetemo-nos, principalmente, a Hegel. O segundo capítulo se dedica a explorar os caminhos próprios da experiência adorniana, na Dialética Negativa e em O ensaio como forma. Em ambos se evidencia o materialismo de Adorno, colocando em primeiro plano a primazia do objeto e a possibilidade do sujeito enquanto mediação do objeto. Sua filosofia se desenvolve, então, a partir da experiência, cuja forma é determinada pela relação recíproca entre sujeito e objeto. A contradição se mantém na relação entre os momentos do objeto pensado, que não se fecham em definições predicativas, e se expõem em sua insuficiência de efetivação. No terceiro capítulo, a influência de Walter Benjamin é exposta pela sua concepção de experiência e a perda dela na sociedade capitalista. Assim, percorremos o diálogo entre os dois e levantamos a hipótese interpretativa da incorporação de elementos da literatura de Kafka na linguagem adorniana. No quarto capítulo, abrangemos o conceito de mímesis da obra de Adorno, como um conceito que se move entre significados; por um lado, possibilita a relação entre homem e natureza que não se limite à dominação, por outro, é integrado à ideologia do todo social. Este conceito está também ligado à educação, pela Bildung (formação cultural), que se coloca como necessária para que o indivíduo chegue à autoconsciência da sua dependência com relação à sociedade. Tal passo é importante para a sua emancipação da dominação social, propondo-se como resistência à injustiça da sociedade que permanece dividida em classes e promove constantemente a opressão dos indivíduos. |